Cozinha Americana – Conceito Aberto

Balcão Americano
Apartamento com adaptação para cozinha americana
Apartamento antigo e amplo com adaptação para balcão americano. Fonte: https://brunaandrade.com.br/

Primeiramente, vamos falar sobre a cozinha americana e o conceito aberto. Eles estão super na moda, criando um ambiente ainda mais lindo se utilizado com as cadeiras certas!

Atualmente, as cozinhas americanas são ambientes cada vez mais presentes em casas e apartamentos. Seja pela necessidade de usar cada pedacinho do imóvel ou ainda pelas tendências da arquitetura e do design de interiores.

De acordo com as pesquisas, um dos itens mais marcantes nessa composição é o balcão americano. Ele pode ser utilizado para separar a cozinha da sala de jantar bem como da sala de estar.

Contudo, para que o ambiente esteja completo, é fundamental usar boas cadeiras. A escolha dessas cadeiras precisa ser feita com muito cuidado e atenção, de modo que o ambiente fique bonito, prático e funcional. Enfim, tudo o que você espera de uma casa!

Quando o balcão americano começou a ser utilizado?

Antigamente as casas contavam com cômodos quase que totalmente separados. Essa era uma tendência da época, pelo fato das casas e apartamentos mais antigos terem uma metragem maior do que os imóveis atuais.

Apesar desses imóveis antigos possibilitarem ambientes separados e amplos, é possível adequá-los ao estilo americano através de pequenas reformas.

Imoveis pequenos

Atualmente, a escassez de espaço físico para a construção de unidades maiores fez com que o imóvel tivesse que ser utilizado da forma mais otimizada possível.

Com isso, separar os cômodos já não se mostrou tão eficaz, já que esse espaço em que estariam as paredes poderia ser melhor utilizado, e com isso surgiu o conceito de cozinha americana, que está super em alta.

Conceito Aberto

Os projetos que contam com esse tipo de cozinha possuem um conceito aberto, em que os cômodos não precisam ser separados com paredes ou divisórias.

O balcão americano pode tanto ser um móvel quanto uma parede, bem como uma divisória mais baixa. O mesmo pode ter altura que varia de 72 cm a 78 cm se for usado como mesa ou de 1,05 m a 1,10 m .

Conforme a altura desse balcão, devem ser escolhidas cadeiras que a acompanhem na finalidade de projetar um espaço que ficará super funcional, além de muito bonito!

Cozinhas americanas e integração com demais ambientes
Apartamento moderno, pequeno com ambientes integrados a partir da cozinha americana. Fonte: https://brunaandrade.com.br/
Balcões americanos baixos

Se o balcão tiver de 72 cm a 78 cm, então sua altura será similar à de uma mesa de jantar. Nesse caso, a maioria dos modelos de cadeiras poderá ser utilizado tranquilamente, já que a altura será compatível.

Caso você prefira uma decoração mais tradicional, então pode usar cadeiras de madeira, seja em tonalidades mais escuras ou mais claras, de acordo com as cores das paredes e também da decoração do ambiente.

Estilo moderno e industrial

No caso de um estilo mais industrial, podem ser utilizadas cadeiras de ferro ou de aço, que também estão em destaque atualmente. Elas podem ser cromadas, de aço inoxidável ou de alumínio, ou ainda, modelos com cor de cobre, que são maravilhosos.

Para conseguir ter mais mobilidade, poderá investir em cadeiras de plástico, que são mais leves mas ainda deixam o ambiente muito belo.

Temos como exemplo, as cadeiras eames, cujo design pode deixar o local super interessante,bem como as cadeiras saarinen , cuja procura cresce mais a cada dia que passa, com suas linhas bem definidas e o curioso formato de sua base, o resultado pode ser incrível.

Balcões americanos altos

No caso de balcões mais altos, não é a melhor das ideias escolher uma cadeira convencional. Por mais que o ambiente fique bonito, ficará bem desconfortável (ou até impossível) de usar o balcão, portanto, aquelas cadeiras mais altas são a melhor opção para essa situação.

Geralmente, nós lembramos apenas daquelas banquetas de aço usadas em bares, com altura fixa e encosto pequeno, que também são ótimas, mas existem várias outras opções.

Modelos de banquetas

Enfim, você pode usar uma banqueta estofada, que aparece em vários projetos de decoração de interiores atualmente, nas mais variadas cores, desde os mais sóbrios preto e branco até algo mais colorido, como vermelho ou amarelo.

As banquetas de altura regulável e assento de plástico garantem um visual mais alegre e descontraído para o ambiente, já que possuem um formato bem característico, além de um apoio para os pés, que garante ainda mais conforto ou ainda as banquetas de madeira, que estão disponíveis em várias alturas.

Rústico ou Moderno?

Um visual mais rústico pode ser obtido ao deixá-las com seus veios característicos ou com verniz, enquanto os modelos coloridos trazem mais modernidade.

Além disso, também existem outros modelos bem diferentes, com assentos estofados ou não, nas mais variadas cores e materiais, que podem deixar a cozinha americana com um belo toque da sua personalidade.

Valorize Ainda Mais o Seu Balcão Americano!

Afinal, se você achava que apenas o balcão faria a diferença no seu projeto de conceito aberto, com uma cozinha americana maravilhosa, então felizmente estava errado!

Além de deixar o local mais confortável e convidativo, você também pode criar uma identidade com o restante dos cômodos. Assim, a sua casa pode ser exatamente do jeito que você sempre sonhou.

Enfim, gostaram dessa ideia de integrar os espaços? Gostaria de implementar esse conceito em sua residência? Entre em contato conosco!