Iluminação Natural e a Saúde Humana

Imagem de StockSnap por Pixabay

Projetar ambientes sejam eles comerciais ou residenciais capazes de aproveitar a iluminação natural, além de reduzir o consumo de energia elétrica, possui uma grande importância no que diz respeito a saúde humana.

O sol é vida

Os raios solares ajudam na produção de vitamina D bem como melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos, um grande problema  na sociedade atual que geralmente trabalha em edifícios comerciais sem ventilação e iluminação natural.

Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/chrisjhorvath-4024701/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2514896">Chris Horvath</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=2514896">Pixabay</a>
Imagem de Chris Horvath por Pixabay

A maioria das pessoas quando chegam em casa acabam optando também por deixar janelas fechadas bem como utilizar o ar por motivos de poluição sonora e do ar, criando a deficiência da vitamina D.

 Também já foi comprovado que ambientes iluminados de forma natural influencia positivamente na produtividade dos frequentadores.

Qualidade de vida nas construções

Morar ou trabalhar em ambientes que possui pouca ou nenhuma luz natural pode ser prejudicial a saúde, causando problemas como pouca produtividade, sensação de enclausuramento e ansiedade.

No momento que estamos passando, devemos refletir sobre nossa qualidade de vida, bem como nossa saúde em geral.

Como é o ambiente em que trabalho? Me deixa confortável? Me sinto disposta? E meu lar? Me sinto acolhida em meu lar? Ele é agradável ao meu olhar?

A qualidade de vida está diretamente ligado a nossa saúde. Se vivemos, trabalhamos e nos locomovemos em lugares que nos prejudica seja mentalmente ou fisicamente, temos que repensar.

A luz do sol nos deixa com disposição promovendo melhor saúde e bem estar. Prefira a iluminação natural
A luz do sol nos deixa com disposição promovendo melhor saúde e bem estar. Prefira a iluminação natural

Construção e qualidade de vida

Porque fazer prédios gigantes todos sem a possibilidade de luz e ar fresco? E os apartamentos minúsculos com pequenas janelas?

Não seria mais econômico e positivo no sentido do bem estar e saúde, janelas amplas e luz natural?

Muitos vão dizer- a mas os grandes centros urbanos são extremamente poluídos!

Pois então, porque não criar medidas para diminuir a poluição e ter uma qualidade de ar melhor para todos?

Porque não utilizar a vegetação que auxilia na limpeza do ar em nossos lares e empregos?.

Arquitetura e saúde

Nó arquitetos e outros profissionais da construção, devemos repensar e lembrar que antes de tudo e de qualquer lucro, o projeto seja comercial ou residencial deve ser focada no bem estar e qualidade de vida do ser humano que vai utiliza-lo e quando possível, como essa construção pode impactar de forma positiva a região em que está inserido.

O processo de projetar pensando na iluminação natural é de extrema importância.        
 Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/annca-1564471/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=3536758">annca</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&utm_medium=referral&utm_campaign=image&utm_content=3536758">Pixabay</a>
Imagem de annca por Pixabay

Conclui-se que estudar a posição do sol em relação a construção,bem como as posições das janelas, coberturas e vãos é essencial para o melhor aproveitamento da natureza ao nosso favor.

Quando tratamos de ambientes já construídos, podemos utilizar a decoração e pequenas reformas que favoreçam e amplie a iluminação natural para o bem estar humano.

A preocupação com a iluminação natural pode auxiliar na melhora da saúde humana, evitando problemas respiratórios e mal estar, por exemplo.

Gostou? Fique por dentro de todos os post clicando aqui.

Se interessou e quer aproveitar melhor os benefícios da natureza em seu lar? Peça seu orçamento aqui.